Ana Luísa Monteiro, pianista, nasceu em Lisboa em 1983. Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos no Conservatório de Música D. Dinis Odivelas (CMDD) tendo aí concluído o curso complementar de piano.

Em 2005, concluiu o Bacharelato em Piano para Música de Câmara e Acompanhamento na Academia Nacional Superior de Orquestra, sob a orientação da Prof. Savka Konjikusic. Concluiu, posteriormente, a Licenciatura em Piano na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na qual recebeu o "Prémio Eng. António de Almeida" por ter sido a melhor aluna finalista da Licenciatura da ESMAE nesse ano.

Concluiu, em 2010, o Curso de Mestrado em Interpretação Artística - Piano, na Escola de Artes da Universidade de Évora, na classe do Prof. António Rosado. Actualmente, estuda na Guildhall School of Music and Drama (Londres), no Curso de Mestrado em Piano Acompanhamento e Música de Câmara.

 
   

Frequentou como executante e como ouvinte várias masterclasses de piano com Helena Sá e Costa, Vladimir Viardo, Paul Badura-Skoda, Velislava Palatchorova, Luís Moura Castro, Roberto Szidon, António Rosado, Sequeira Costa, Dimitri Bashkirov, Boris Berman, Pedro Burmester e Naum Grubert. Participou em vários concursos de piano, tais como “Florinda Santos”, “Maria Campina” e “Concurso Internacional de Música do Estoril”, tendo ficado em 1.º lugar no “II Prémio Instrumental” (1998) e “V Prémio Instrumental” (2001) do CMDD. Também participou no "Prémio Jovens Músicos".

Participou, em 2002, no “Prémio Jovens Músicos - RDP”  na categoria de Música de Câmara; em 2003, no “Concurso Internacional de Música do Estoril”; em 2004, no “Prémio Jovens Músicos - RDP” e em 2005 no “V Concurso Júlio Cardona”,  todos eles como pianista acompanhadora. Participou no “VIII Festival Internacional de Música de Mafra – 2004”, na integral das sonatas de Carlos Seixas, por ocasião das comemorações do nascimento do compositor. Participou na “Festa da Música de 2004” no Centro Cultural de Belém num conjunto de concertos pedagógicos para crianças. Estreou em 2006 uma obra do compositor Pedro Sousa por ocasião das “Peças Frescas” no Jardim de Inverno (Teatro S. Luiz).

Tem participado em vários concertos a solo e música de câmara realizados na Casa Museu Verdades de Faria, Teatro Malaposta, Salão Nobre e Aula Magna da Reitoria de Lisboa, Liceu Camões, Palácio Nacional de Mafra, Auditório da RDP, Centro Cultural Olga Cadaval, Museu Municipal de Esposende, Palácio da Independência, Jardim de Inverno (Teatro S. Luiz), Palácio Foz, Centro Cultural de Cascais, Museu do Azulejo, Museu da Música Portuguesa, Teatro Rivoli, Teatro D. Maria II e também no Royal Festival Hall em Londres.

Exerce, também, actualmente, funções docentes na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e no Conservatório de Música de Sintra.

 
   
   
   



   

 

 
 
  Homepage Mapa do Site Topo da Página