Serguei Arutiunian, Violinista, é descendente da Escola de São Petesburgo, cidade de profundas tradições violinísticas que vêm desde os tempos do lendário L. Auer. Nasceu no seio de uma família de músicos e começou muito cedo os seus estudos musicais com o seu pai Anatoli Schwarzburg, Professor e Pedagogo de Violino. Mais tarde, prosseguiu os seus estudos com Aaron Knaifel e diplomou-se em 1990 no Conservatório Superior Estatal Rimsky-Korsakov em São Petersburgo, onde foi aluno dos brilhantes violinistas Boris Gutnikov e Marc Komissarov.

Em 1989, foi Laureado no Concurso Estatal de Violino da Rússia. A partir de 1987, trabalha com um dos mais famosos agrupamentos de Música Clássica da Rússia – os Solistas de São Petersburgo – sob a direcção do consagrado violinista Mikhail Gantvarg, com o qual realizou inúmeras tournées em mais de 15 países da América e da Europa e muitas gravações em CD para

 
   

várias etiquetas. Ao longo da sua carreira, participou em dezenas de Festivais Internacionais de Música, tendo em Janeiro último participado no 30º Curso Internacional de Verão de Brasília. Reside em Portugal desde 1995, onde tem desenvolvido uma intensa actividade como Concertista e como Professor do Ensino Profissional e do Ensino Superior.

Serguei Arutiunian desenvolveu e alcançou a maturidade que hoje lhe conhecemos: um quente e rico som, perfeição técnica, potência emocional e originalidade criativa caracterizam a sua veia artística. O seu repertório estende-se por inúmeros Concertos e Obras para Violino Solo e Orquestra, bem como várias obras-primas da Música de Câmara.

Actualmente, é Professor de Violino na ARTAVE, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e também é Professor Universitário no Instituto Piaget em Viseu.

 
   
 
   

Katarzyna Anna Pereira, violinista, nasceu em 1975 na cidade de Torun, Polónia. Iniciou os seus estudos de Violino com 6 anos, na Escola de Música de Bydgoszcz e, a partir de 1984, estudou paralelamente Piano. Em 1989, ingressou no Liceu de Música de Varsóvia, onde concluiu o Curso de Violino na classe da Prof. Ágata Sapiecha. Continuou os seus estudos na Escola Superior de Música de Bydgoszcz, na classe do Prof. Henryk Keskowski, concluindo o seu Mestrado em Violino em 1998, com a classificação máxima. A sua tese final teve como tema “A Interpretação Contemporânea da Música na Época do Barroco”, tendo-se sido atribuída a classificação mais alta existente.

Especialista em Música Antiga, o seu interesse pela época começou muito cedo, despertado pela Prof. Ágata Sapiecha, uma das maiores autoridades polacas na matéria, colaboradora do Prof. Simon Standage. Isso fez

 

com que Anna Pereira participasse em 4 Cursos de Música Antiga, organizados em Varsóvia, tendo estudado com os melhores professores – Simon Standage, Jaap Ter Linden e outros- a música, dança, escrita, retórica, moda e costumes da Cultura Europeia dos séc. XIV a XVIII.

Durante o seu percurso académico, fez várias Master-Classes de aperfeiçoamento musical, com especial inclinação para a Música Contemporânea, aprendendo novas técnicas e modernas linguagens de escrita musical. Antes de concluir o Curso Superior de Violino, começou a trabalhar na Orquestra Sinfónica Filarmónica de Bydgoszcz, tendo dado centenas de concertos, dezenas de Óperas na íntegra e trabalhado com os mais prestigiados maestros, tais como Krzysztof Penderecki, Daniel Stabrava, Kurt Levin, Roman Kofman, entre outros. Tocou em quase todos os países europeus, bem como tocou para o Papa João Paulo II (aquando das suas peregrinações à Polónia) e para a Família Real do Luxemburgo.

Para lá da Música Clássica, aberta a novas experiência, Anna Pereira tocou em várias bandas de Música Étnica e de Jazz, tanto na Polónia como no estrangeiro. Participou em diversos concertos gravados pela Televisão Francesa, Espanhola e Polaca. Em 1999, foi Violinista Oficial de diversos Barcos Transatlânticos (Cruzeiros de Seis Estrelas), com os quais percorreu metade do Mundo e tocou para todos os géneros de público.

Além das suas inúmeras experiências e viagens, acompanhou os mais famosos e controversos artistas de Arte Contemporânea, bem como bailarinos e actores e famosos cantores tais como Sara Chang, Kurt Levin, Sue Richardson, Paul Balfour (responsável pela Casa Branca) e o famoso tenor Luciano Pavarotti.

 

 

 
 
   

Larissa Shomina, Violinista, é natural da Ucrânia. Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música de Kharkov, uma escola para crianças sobredotadas, na qual concluiu o curso com a classificação máxima a todas as disciplinas. Em 1987, terminou o Conservatório Superior Estatal Rimsky-Korsakov em São Petersburgo (Rússia), onde estudou na classe de Violino do brilhante Violinista e Professor Marc Komissarov. Foi também neste Conservatório que concluiu o "Mestrado em Artes".

Foi membro da Orquestra Clássica de São Petersburgo com a qual realizou Concertos por toda a União Soviética (nas famosas salas filarmónicas de Moscovo e de São Petersburgo), bem como nos Estados Unidos e na Europa. Participou em diversos Festivais Internacionais de Música, nomeadamente na Rússia, Estónia, Lituânia, Ucrânia, Alemanha e Espanha.

Da mesma forma, fez parte dos Ensembles Barrocos

 

"Holanda Nova" e " Ars Consoni" na Rússia durante muitos anos, como intérprete de Violino Barroco. No Ensemble "Holanda Nova" tiveram fortes alicerces científico-históricos e tocavam em instrumentos originais cedidos pelos museus russos, principalmente pelo Museu dos Instrumentos Musicais de São Petersburgo, museu esse que possui uma riquíssima colecção de raridades instrumentais dos séculos XV, XVI, XVII e XVIII. Chegou, inclusive, a fazer diversas gravações de Concertos de Música Antiga na Sala Filarmónica de São Petersburgo e também para a Rádio.

Desde 1995 que reside em Portugal e que trabalha como Professora de Violino e Maestrina, bem como desenvolve uma actividade Concertista. É membro do Ensemble "Quinta Corda" com o qual tem efectuado alguns concertos em Portugal, abrangendo um vasto repertório que vai desde o Barroco até ao Contemporâneo. Como Concertista, participou já em diversos Festivais e Encontros de Primavera, no "Sons da História", entre outros, colaborando como músicos como António Saiote, Luís Pipa, Victor Lima entre outros.

Actualmente, é Professora na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, onde lecciona Violino e Música de Câmara.

 
   
 
  Homepage Mapa do Site Topo da Página