Jaroslav Mikus, Violoncelista, nasceu na antiga Checoslováquia, no seio de uma família de profundas tradições musicais. Da sua actividade profissional, destacam-se os oito anos em que foi Primeiro Violoncelo da Orquestra Sinfónica B. Martinu, bem como foi Solista das Orquestras de Zilina (Eslováquia) e também da Orquestra de Câmara da Morávia, tendo realizado, com estas Orquestras, centenas de concertos por toda a Checoslováquia, bem como pela Rússia, Finlândia, Alemanha, Espanha e Itália. Foi, também, durante sete anos, Director Artístico da Orquestra de Salão Atlantis.

Em Portugal, foi Primeiro Violoncelo da Orquestra Filarmónica Portuguesa entre 1988 e 1990, tendo realizado, com esta Orquestra, mais de 300 Concertos por todo o país. Foi, ainda, solista da Camarata Musical

 
   

do Porto, da Oficina Musical, tendo participado em Festivais de Arte Contemporânea no Porto, em Lisboa e também em Bogotá (Colômbia), Realizou, ainda, vários concertos como membro do Trio, Quarteto e Quinteto Atlântico em vários Festivais de Música em Portugal Continental, nos Açores e na Madeira. Apresenta-se, regulamente, como solista. É, ainda, membro dos Ensemble "Quinta Corda", "Porto Tango" e também do "Europa Ensemble de Salão".

Desde 1990, é Professor de Violoncelo, Música de Câmara e Orquestra na Escola Profissional Artística ARTAVE, bem como no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares em Viseu - Instituto Piaget. Desde Maio de 2001, é Maestro da Orquestra de Câmara da Fundação Castro Alves.

 
   
 
   

Svitlana Gavrikova, Violoncelista, iniciou os seus estudos musicais de Violoncelo na Escola Lysenko para Crianças Sobredotadas em Kiev (Ucrânia) na classe de Lysheva Lybov e na classe de Victoria Kylikova. Em 1993, continuou os seus estudos de violoncelo na Escola de Música Gliera em Kiev, na classe de Helena Tchervova e, no ano seguinte, em 1994, ingressou na Academia Nacional de Música Tchaikovsky, na classe da mesma professora. Em 1999, obteve o Diploma de Violoncelista Concertista, atribuído pela Academia Nacional Tchaikovsky e também o título de “Artes Musicais”, que a qualificou tanto como Professora de Violoncelo, como Instrumentista de Orquestra, bem como Solista Concertista.

Ganhou o 2º Prémio da Competição Internacional “Art of the 21 Century” na Ucrânia, participou no Festival de Música da Ucrânia em 1999 e 2000, realizou uma tournée

 
no Japão em 1999, tocou no Festival Ratushsky em Vilnius (Lituânia) e fez inúmeros Concertos com o seu Quarteto de Cordas “Caprice – Classic” na Ucrânia de 2000 a 2003. Foi também Violoncelista na Orquestra Nacional da Ucrânia durante alguns anos, fez parte de diversas Orquestras e Ensembles da Academia Nacional de Música Tchaikovsky e, durante seis anos, fez parte do Quarteto “Caprice-Classic” com o qual levou a cabo muitos concertos. A partir de Maio de 2005, foi Violoncelista no Quarteto “Premier” a bordo dos navios da “Princess Cruises Lines” (Estados Unidos da América) e também do Quarteto “Paradise”. Em 2006, tocou na Orquestra do Norte, em Portugal.
 
   
   
   


   
   
 
  Homepage Mapa do Site Topo da Página