Pedro Vieira de Almeida (1979) é natural de Coimbra e iniciou os seus estudos de Piano com 6 anos de idade. Concluiu a Licenciatura em Piano, em 2002, na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Professor Jorge Moyano. Mais tarde, em 2006, concluiu o Mestrado em Artes Musicais (variante de Música de Câmara), realizado numa parceria entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Escola Superior de Música de Lisboa com a classificação máxima, atribuída por unanimidade pelos elementos do júri.

Em 1995, ganhou o Prémio de Melhor Pianista no Concurso de Piano da Juventude Musical Portuguesa e, em 2002, ganhou o Prémio de Música de Câmara no âmbito do “Prémio Jovens Músicos”, o mais distinto e realizado pela RTP – Antena 2. Foi, ainda, Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1994 e 1997.

 
   

Acompanhou ao piano as seis primeiras edições do Concurso de Saxofone do Festival Internacional de Música de Palmela (FISP) e, em Almada, acompanhou ao piano as primeiras cinco edições do Concurso de Canto no âmbito do Concurso Internacional de Música Cidade de Almada (CIMCA), sendo que a última edição já se designou como Concurso Internacional de Música Terras de Santiago (CIMTS). Trabalhou, ainda, como Pianista Acompanhador, no âmbito do Teatro (Extremo, 2002), bem como no Teatro Politeama (de 2006 a 2009) e também no Cinema, no filme “A Vossa Casa” de João Mário Grilo.

Gravou, como pianista, os primeiros 3 CD’s com o saxofonista João Pedro Silva, com quem tocou no Congresso Mundial de Safoxone em Zagreb (2018) e, em 2017, gravou, ainda, um CD com música composta para a Casa de Bragança.

Artisticamente, tem tido uma actividade musical intensa com concertos por todo o país, realizados nas melhores salas de espectáculo. É Professor no Conservatório Nacional de Música em Lisboa e também na Academia de Música de Almada.

 
   
   
   



   

 

 
 
  Homepage Mapa do Site Topo da Página