Katherine Fiero, harpista, nasceu em Buffalo, Nova Iorque, nos Estados Unidos. Começou a estudar Piano aos seis anos, Violoncelo aos oito anos e Harpa aos doze anos. Durante os verões de 1968 a 1970, recebeu diversas Bolsas de Estudos para que estudasse e aperfeiçoasse os Estudos de Harpa no National Music Camp em Interlochen, Michigan.

Em 1972, tirou a Licenciatura em Educação Musical - Harpa na Universidade Estatal de Nova Iorque, em Fredonia, onde teve a oportunidade de trabalhar com o harpista português Mário Falcão. Depois, aperfeiçoou-se, também, com a Professora Alice Chalifoux na Orquestra de Cleveland, também nos Estados Unidos.


Posteriormente, veio para Portugal em 1976, onde foi seleccionada para ser a Harpista Solista da Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, onde permaneceu no cargo de Harpista Solista durante 15

 
   

anos e onde teve o privilégio de trabalhar com os maiores Maestros e os melhores cantores do Mundo que passavam pelo Teatro Nacional de São Carlos. Tocou em inúmeras Óperas de Puccini como La Boheme, Tosca, Turandot, Madame Butterfly, Manon Lescaut, etc, Werther de Massenet, Carmen de Bizet, Óperas de Wagner como a Tetralogia, Lohengrin, Tristão e Isolda, o Barbeiro de Sevilha de Rossini, inúmeras Óperas de Verdi tais como Falstaff, La Forza del Destino, Don Carlo, Il Trovatore, La Traviatta, Ottelo, etc, bem como óperas de Strauss, Berlioz, Gounod, Bartok, Stravinsky, Offenbach, Ravel, entre outros, bem como Bailados de Tchaikovsky, Minkus, Adam, Stravinsky e Massenet e centenas de concertos realizados pela Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos durante os 15 anos em que foi harpista da Orquestra. Como solista, também tocou as "Danses" de Debussy com o Ensemble La Folia em 1988 no Palácio da Bolsa, no Porto, e também no Palácio de Queluz. Tocou, também, inúmeras vezes com a Orquestra Gulbenkian, onde trabalhou também com os melhores maestros e solistas e também gravou, como solista, várias vezes para a Televisão Portuguesa.

De 1995 a 1997, tocou Harpa Céltica regularmente no Centro Cultural de Belém, no Espaço Oikos em Lisboa e em diversos Festivais de Verão, onde, juntamente com outros músicos, montou espectáculos de Dansa, tocou repertórios medievais históricos, obras étnicas, tradicionais e até New Age.

Katherine Fiero tem um Repertório extensíssimo que vai desde a Música Medieval e do Renascimento, Música Clássica, Romantismo, Impressionismo, Música do Século XX, bem como Obras Musicais Americanas dos anos trinta até aos dias de hoje, bem como Música New Age, musicais do Andrew Lloyd Weber, etc... Nos últimos 10 anos, têm-se dedicado em exclusivo à Música de Câmara com um Trio de Flauta, Violoncelo e Harpa e toca também com o marido que é pianista. Os seus concertos de música de câmara têm sido aclamados pela crítica, sendo harpista regular nos mais belos Castelos, Teatros e Palácios Portugueses, convidada regular do Palácio de Seteais e de diversas Igrejas e Catedrais. Katherine Fiero já gravou, inclusive, dois CD com obras a solo para harpa e também em parceria com outros instrumentistas.

 
   
   
   


   
 
   
 
  Homepage Mapa do Site Topo da Página